Região Prisão
Homem é preso por ato de racismo em restaurante em Carlos Barbosa
Dono do estabelecimento chamou a Brigada Militar, após acusado dizer que ¨lugar de negro era no Haiti“ para um garçom.
23/08/2025 14h39 Atualizada há 8 horas
Por: Marcelo Dargelio
Caso revoltou as pessoas que estavam no restaurante - Foto: Reprodução/Especial

Um homem foi preso por racismo na tarde deste sábado (23) em Carlos Barbosa, após ofender um garçom em um restaurante localizado no Clube União, na área central da cidade. O caso provocou indignação entre os presentes e mobilizou a Brigada Militar.

Segundo relatos de quem estava no local, o cliente utilizou a expressão: “esse negro passou duas vezes aqui e não me atendeu, e lugar de negro é no Haiti”. O funcionário relatou ter se sentido ofendido e humilhado diante de várias pessoas. Foi então que o proprietário do restaurante acionou imediatamente a Brigada Militar. O autor do crime já havia deixado o local, mas foi reconhecido no centro da cidade, abordado e algemado pelos policiais.

Tanto o suspeito quanto a vítima foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Bento Gonçalves. Segundo o delegado plantonista, Tiago Baldin, o caso foi registrado e o acusado foi liberado posteriormente. Baldin destacou que serão tomadas as medidas cabíveis pela delegacia de Carlos Barbosa, que ficará responsável pelo caso.

O episódio acendeu novamente o alerta para a necessidade de combate ao racismo, crime previsto no artigo 140, §3º do Código Penal e na Lei 7.716/1989, que prevê reclusão de até cinco anos para casos de injúria racial.

Continua após a publicidade