Tecnologia Tecnologia
UniFECAF será ponto de encontro do “Esquenta” do MVP Conf SP
Um dos maiores encontros de especialistas reconhecidos pela Microsoft será em Taboão da Serra
22/08/2025 18h56
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Dino

No dia 30 de agosto, das 9h às 17h, a sede da UniFECAF vai receber o “Esquenta” do MVP Conf São Paulo, prévia do encontro nacional que reúne especialistas da Microsoft de todo o país.

O evento é gratuito, aberto ao público, voltado a estudantes e profissionais. Será um dia de imersão em conteúdo técnico, com laboratórios práticos e dinâmicas interativas.

A programação vai contar com várias palestras sobre assuntos como segurança digital na prática, uso do RavenDB para criar APIs rápidas e escaláveis, novidades sobre Copilots e inteligência artificial da Microsoft, Excel 365, Power Platform, WAZUH no Azure, criação de chatbots com IA generativa usando o GitHub Copilot no Windows e proteção de dados no Microsoft 365 Copilot. Também haverá um espaço especial para conversar sobre inovação e inteligência artificial.

“Queremos que os participantes saiam do evento não só com conhecimento técnico, mas também com ideias práticas para aplicar no dia a dia. A proposta é que cada palestra e demonstração traga exemplos reais, inspirando os profissionais a transformar o que aprenderam em soluções imediatas para os desafios que enfrentam no trabalho”, afirma Osvaldo Jr., coordenador dos cursos de tecnologia da UniFECAF.

Continua após a publicidade

Entre os destaques, Rebecca Frade apresentará uma abordagem direta e realista de segurança da informação, com exemplos práticos do dia a dia dos profissionais. Já Daniel Jesus abordará, na prática, o uso do RavenDB, um banco de dados NoSQL que permite construir APIs com mais eficiência, escalabilidade e simplicidade.

Essa vivência surge em um contexto em que a inteligência artificial (IA) já faz parte da rotina acadêmica: de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), realizada em parceria com a Educa Insights em julho de 2024, 71% dos estudantes universitários brasileiros utilizam IA com frequência nos estudos, 29% afirmam fazê-lo diariamente e 42% semanalmente. A pesquisa foi conduzida com 300 estudantes de todas as cinco regiões do país e revela que o uso da IA na educação superior é, mais do que uma tendência, uma realidade consolidada.

O evento oferece oportunidades para atualização, aplicação prática de conhecimento e geração de ideias inovadoras. As inscrições estão abertas.

Continua após a publicidade