A Expoagas 2025 encerrou nesta quinta-feira (21) com resultados históricos. Em três dias, o evento movimentou R$ 795,1 milhões em negócios, crescimento de 13% em relação ao ano anterior. Realizada no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, a feira reuniu 576 expositores e recebeu 69 mil visitantes, ambos números recordes.
Promovida pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), a edição foi marcada por inovações e pelo fortalecimento da relação entre fornecedores e empresas supermercadistas. O público predominante foi o de varejistas, que representaram 77% dos visitantes.
De acordo com o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, o aumento de 8% no público em comparação a 2024 reflete tanto a presença de novas indústrias expositoras quanto o interesse crescente dos varejistas em buscar diferenciais diante de uma concorrência mais acirrada. A feira contou com representantes de 7,8 mil empresas, de todos os 27 estados brasileiros, além de visitantes de nove países.
A Expoagas 2025 trouxe áreas temáticas repaginadas e novidades em alimentos, bebidas, equipamentos e produtos de limpeza. O evento também destacou soluções em tecnologia, logística e serviços, aproximando empresas gaúchas de compradores de todo o país.
Longo reforçou que o desempenho da feira reflete o momento de transformação do varejo gaúcho após os impactos das enchentes de 2024. “Estamos consolidando a retomada do setor, com uma feira que aponta caminhos e oportunidades para o futuro”, afirmou.
A Agas reforçou o compromisso com a inovação no varejo e com o fortalecimento da cadeia supermercadista, destacando que os resultados da feira devem impactar diretamente o mercado nos próximos meses, com a chegada de novos produtos às gôndolas.
Com os resultados de 2025, a Expoagas reafirma sua posição como uma das maiores feiras do setor supermercadista do Brasil e um dos principais motores de negócios do Rio Grande do Sul.
A partir de 1º de setembro, a Associação Gaúcha de Supermercados terá o comando de Lindonor Peruzzo Jr. na presidência, supermercadista de Bagé e ex-presidente do Agas Jovem. A nova diretoria que assume a entidade terá o atual presidente, Antônio Cesa Longo, como conselheiro
superior, além de outros diretores que integram a gestão que está à frente da Agas na Expoagas 2025. “Além da feira, a Associação tem uma responsabilidade muito grande ao participar de pautas estratégicas e representar um setor que está na vida de todos os gaúchos. Por isso, ao desejarmos muita sorte e manifestamos nosso apoio ao futuro presidente, colocando nossa experiência à disposição para contribuir
em sua gestão”, explica Longo. A Expoagas 2026 ocorrerá em agosto do próximo ano, ainda com local a definir – segundo o futuro presidente da Associação, as negociações para a renovação com o Centro de Eventos Fiergs devem iniciar ainda nesta semana.