Região Inusitado
Criminosos são flagrados por policiais transportando cabeça humana
Corpo de homem de 28 anos foi esquartejado e queimado pelos bandidos na noite de terça-feira, 19.
20/08/2025 17h47
Por: Marcelo Dargelio
Bandidos deceparam a cabeça de Michael da Conceição e a carregavam em uma sacola plástica - Foto: Brigada Militar/Especial

Dois homens foram presos em flagrante pela Brigada Militar na madrugada desta quarta-feira (20) em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, após serem flagrados transportando a cabeça de um homem dentro de uma sacola. Horas antes, outras partes do corpo da vítima já haviam sido encontradas em uma fossa no bairro Monte Carmelo.

A vítima foi identificada como Michael Andrei Fernandes da Conceição, de 28 anos, natural de Porto Alegre. A confirmação da identidade ocorreu por meio de exame de papiloscopia, em trabalho conjunto do Instituto-Geral de Perícias (IGP) de Caxias do Sul e do Departamento de Identificação, em Porto Alegre.

Corpo esquartejado e tentativa de ocultação

Por volta das 21h da terça-feira, 19, moradores do bairro Monte Carmelo acionaram a polícia após sentirem forte odor vindo de uma área próxima. No local, policiais do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) encontraram um buraco contendo o corpo esquartejado da vítima, embalado em sacos plásticos.

De acordo com a Delegacia de Homicídios (DHPP), além de estarem parcialmente carbonizadas, as extremidades dos dedos das mãos e dos pés não foram localizadas. Para o delegado Raone Nogueira, há indícios de que as falanges foram retiradas para dificultar a identificação.

Continua após a publicidade

Prisão em flagrante no centro da cidade

Já na madrugada desta quarta-feira, 20, pouco depois da meia-noite, os suspeitos foram avistados durante patrulhamento na região da Praça Dante Alighieri, no centro da cidade. Eles caminhavam carregando a cabeça da vítima em uma sacola plástica.

Os dois homens, de 24 e 28 anos, foram detidos em flagrante. Segundo a Brigada Militar, apenas o mais velho possui antecedentes criminais por roubo, tráfico de drogas, ameaça, lesão corporal e homicídio. Ambos são apontados como integrantes de uma facção criminosa. Durante a abordagem, celulares foram apreendidos e serão analisados pela investigação.

“O que inicialmente parecia uma abordagem de rotina resultou na prisão em flagrante de dois indivíduos que carregavam consigo provas do crime”, afirmou o tenente-coronel Márcio Borba Fernandes, comandante do 12º BPM.

Continua após a publicidade

Investigação segue sem motivação definida

Apesar da vinculação dos presos a uma facção, a Polícia Civil ainda não confirma a motivação do assassinato. “Nenhuma hipótese está descartada. Já tivemos casos semelhantes em que, após a investigação, os crimes foram classificados como passionais”, destacou o delegado Raone Nogueira.

Os dois homens devem responder por homicídio e ocultação de cadáver. O caso segue sob investigação da DHPP de Caxias do Sul, que busca identificar as circunstâncias e os responsáveis pela execução do crime.