Esporte Futebol
Inter-SM e Novo Hamburgo garantem retorno à elite do Gauchão 2026
Equipes eliminaram Veranópolis e Aimoré e agora decidem o título da Série A2 em dois jogos.
18/08/2025 12h46
Por: Marcelo Dargelio
Inter-SM retorna à elite do Gauchão após 15 anos de ausência - Foto: Renata Medina/Inter-SM/Especial

Estão definidos os dois clubes que subirão à Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho na próxima temporada. Na tarde deste domingo (17), Inter-SM e Novo Hamburgo conquistaram o acesso após vencerem seus confrontos nas semifinais da Série A2 – antiga Divisão de Acesso. Agora, as equipes decidem o título estadual da categoria, em dois jogos que prometem casa cheia em Santa Maria e no Vale do Sinos.

Inter-SM 1 x 0 Veranópolis (Presidente Vargas)

Jogando diante de mais de 6 mil torcedores no Estádio Presidente Vargas, o Inter de Santa Maria garantiu o acesso ao vencer o Veranópolis por 1 a 0 — repetindo o placar agregado do confronto. O gol do jogo foi marcado aos 39 minutos do primeiro tempo: após cruzamento pela direita, o lateral Alan Bald testou firme para o fundo das redes.

O Alvirrubro ainda desperdiçou um pênalti com Gabriel Morbeck, defendido pelo goleiro Lucas Alves no início do duelo, mas segurou a vitória mesmo com pressão do Pentacolor, que terminou com um jogador a menos após a expulsão de Caíque Santos, aos 43 da etapa final.

Com o resultado, o Inter-SM volta à elite do Gauchão após 15 anos de ausência — a última participação na Série A havia sido em 2009.

Continua após a publicidade

Aimoré 0 x 0 Novo Hamburgo (Cristo Rei)

No Clássico do Vale, disputado no Estádio Cristo Rei, Aimoré e Novo Hamburgo empataram sem gols. O resultado favoreceu o Anilado, que havia vencido o jogo de ida por 3 a 1, no Estádio do Vale. Com a classificação, o Novo Hamburgo retorna à Série A do Gauchão em 2026, dois anos após o rebaixamento em 2024.


Final da Série A2

Agora, Inter-SM e Novo Hamburgo farão a grande decisão do Gauchão Série A2 2025, valendo o troféu da competição.


Com a chancela garantida, os dois clubes se juntam a Grêmio, Internacional, Juventude e demais participantes na disputa da primeira divisão do Campeonato Gaúcho 2026, prometendo movimentar o interior do Estado com tradicionais torcidas e estádios históricos.