Economia Negócios
Skincare cresce no Brasil, mas ainda faltam informações
Enquanto Anvisa endurece fiscalização, marca goiana investe em processos rigorosos e na conscientização sobre importância de saber mais sobre a jor...
13/08/2025 20h59
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Dino

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem intensificado a fiscalização sobre produtos cosméticos que podem colocar usuários em risco, checando irregularidades como ausência de registro, alegações não comprovadas e formulações com ingredientes não autorizados. Assim, essa realidade acende um alerta para profissionais e consumidores sobre a importância de conhecer o caminho que um dermocosmético percorre - da bancada de pesquisa até a pele do paciente. Mais recentemente, casos de lesões oftalmológicas ocorridas após o uso de cosméticos para a região dos olhos reforçaram a preocupação.

No Brasil, o cuidado com a pele já é parte da rotina de 76% da população, como estimam dados da Euromonitor International divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). No entanto, apesar da popularidade dos tipos variados de produtos de skincare disponíveis no mercado, ainda falta informação clara e acessível sobre cuidados com a pele, o que, de fato, são os dermocosméticos, por exemplo, e como identificar aqueles que realmente oferecem segurança e eficácia. Isso porque quase 55% da população com mais de 25 anos nunca foi ao dermatologista, como apontam dados levantados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e o Instituto Datafolha.

É nesse contexto que a Tulípia Cosméticos, empresa fundada em 1999 em Goiânia com foco no desenvolvimento de dermocosméticos com nanotecnologia, tem investido para reforçar seu posicionamento baseado em ciência, transparência e conformidade com as normas sanitárias. Para a marca, mais do que diferenciais competitivos, segurança e eficácia são critérios obrigatórios no mercado.

Cuidando do skincare dos brasileiros

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De fato, a marca goiana adotou um protocolo interno rigoroso: todos os seus produtos passam por testes clínicos e dermatológicos, realizados em laboratórios credenciados, que buscam atestar tanto a segurança quanto os resultados prometidos. “A atuação da Anvisa é essencial nesse cenário, pois regulamenta e fiscaliza o setor. Desde a escolha dos ingredientes até o envase final e armazenamento, é preciso seguir rigorosamente normas técnicas e sanitárias para evitar riscos à saúde e entregar resultados reais ao consumidor. Isso inclui a classificação dos produtos, exigências para testes de segurança e eficácia, controle de ativos permitidos e a padronização das informações nos rótulos e na comunicação”, pontua Lidiane Soares, farmacêutica e responsável técnica da Tulípia.

Segurança do paciente: responsabilidade compartilhada

Indo além, a marca também destaca a importância da responsabilidade compartilhada entre indústria e profissionais. Mais do que se preocupar com a regularização dos produtos, os representantes da Tulípia reforçam que o profissional que lida com eles deve ter formação adequada e saber interpretar os protocolos corretos de uso. Isso porque até mesmo um cosmético seguro pode se tornar arriscado se for utilizado da forma ou na situação errada.

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“Ao investir em treinamentos e materiais educativos, a marca assegura que seus produtos sejam usados de forma segura e eficaz, reduzindo riscos e preservando sua reputação. Profissionais qualificados entregam melhores resultados e experiências ao cliente, o que valoriza a marca no mercado. Além disso, ao promover capacitação, a empresa fortalece vínculos, gera confiança e se posiciona como parceira no crescimento do profissional, uma estratégia que une responsabilidade, autoridade e fidelização”, afirma Lidiane Soares.

Cabe ressaltar que um dos fatores que tem levado a Anvisa a endurecer a fiscalização é o registro de casos de intercorrências, seja após a realização de procedimentos estéticos em consultórios ou mesmo com o uso de algumas substâncias prescritas. Nesse cenário, os responsáveis pela marca de dermocosméticos reforçam o papel da indústria em contribuir para a segurança dos usuários desses produtos e tratamentos.

Nesse contexto, o último lançamento da Tulípia Cosméticos exemplifica esse processo meticuloso. Desenvolvido para peles acneicas e oleosas, o produto combina ação secativa, proteção solar e cobertura tonalizante leve, com ativos como WKPep® Anti-Acne Peptide e Niacinamida, todos respaldados por estudos que comprovam sua eficácia e compatibilidade com a pele.