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Empresas apostam em controle de horas para elevar eficiência
Com a expansão do trabalho remoto e híbrido, empresas recorrem a ferramentas de controle de horas para aprimorar a gestão do tempo, garantir maior ...
12/08/2025 21h08
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Dino

O avanço do trabalho remoto e híbrido tem levado muitas empresas a repensarem suas estratégias de mensuração de produtividade, segundo apontam estudos sobre o novo modelo de trabalho, como os apresentados no relatório State of Remote Work 2023, da Buffer. Segundo o relatório, 98% dos entrevistados afirmam que gostariam de continuar trabalhando remotamente, pelo menos parte do tempo, pelo restante de suas carreiras. Além disso, 71% relataram que o modelo remoto permite melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Em ambientes corporativos orientados para eficiência e cumprimento de prazos, a gestão de tempo assume papel estratégico. A adoção de metodologias ágeis e a descentralização de equipes intensificam a necessidade de acompanhamento estruturado do tempo. Ferramentas como o timesheet permitem registrar horas dedicadas a cada atividade, apoiar o planejamento de tarefas e otimizar a alocação de recursos. Sem esse monitoramento contínuo, a produtividade pode sofrer variações significativas, resultando em atrasos nos projetos, sobrecarga das equipes e interrupções no fluxo de trabalho, conforme afirma matéria sobre gestão de tempo realizada pelo blog Runrun.it.

A falta de um acompanhamento estruturado das horas trabalhadas tende a impactar negativamente a produtividade, com possíveis atrasos em projetos, sobrecarga de equipes e interrupções no fluxo de trabalho. De acordo com a Harvard Business Review, uma abordagem estruturada para o gerenciamento do tempo é essencial para melhorar a eficácia das equipes e alinhar prioridades com os objetivos organizacionais.

A consolidação dos modelos de trabalho híbrido e remoto tem ampliado a demanda por ferramentas que contribuam para a visibilidade sobre o uso do tempo pelas equipes. Um estudo da McKinsey com 1.500 executivos apontou que apenas 52% consideram que o uso do tempo está totalmente alinhado às prioridades estratégicas da empresa. A ausência de acompanhamento estruturado pode levar a desequilíbrios na distribuição de tarefas, dificuldades de mensuração do esforço alocado em cada projeto e aumento de custos operacionais decorrentes da falta de previsibilidade. Tecnologias voltadas à organização do tempo e à análise de produtividade vêm sendo implementadas com esse objetivo.

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Marcelo Rosa, CTO da T2S, empresa de tecnologia que utiliza ferramentas de gestão de tempo, afirma que “o uso de ferramentas de controle de tempo como o timesheet tem sido incorporado por empresas para monitorar a alocação de tempo, identificar gargalos, ajustar cronogramas e redistribuir recursos com base em dados registrados. A documentação das atividades contribui para o planejamento de projetos e o controle de custos, oferecendo insumos para a análise operacional. A tentativa de monitorar a jornada das equipes sem apoio de sistemas automatizados pode resultar em retrabalho, inconsistências e aumento da carga administrativa”.

Entre as soluções de automação de controle de tempo disponíveis no mercado, há plataformas como o Ponctual, desenvolvida para auxiliar empresas no registro de horas e na gestão estratégica do tempo. A plataforma permite acompanhar em tempo real as atividades das equipes, registrar o esforço dedicado a projetos específicos e gerar relatórios gerenciais que apoiam a tomada de decisão. “O Ponctual organiza a visualização por colaborador, setor e projeto, o que contribui para a redistribuição de tarefas e o acompanhamento da carga de trabalho. Esse tipo de organização operacional tem sido adotado por empresas que atuam em modelos híbridos e remotos, nos quais o monitoramento da alocação de tempo requer maior controle sobre os dados das atividades realizadas”, explica Marcelo Rosa.

Segundo Rodrigo Salgado, diretor-executivo da T2S e de startups como Relpz, HRelper, EvoluRP e DataRecintos, empresas que utilizam o Ponctual, “a plataforma permite acompanhar, em tempo real, quem está atuando em qual tarefa. Além disso, os indicadores de performance das atividades são gerados automaticamente, com alertas quando a previsão de conclusão ou o esforço previsto apresentarem probabilidade de desvio. O controle de horas é utilizado nas medições dos serviços com os clientes e oferece dados organizados sobre a distribuição do esforço entre as diferentes atividades do projeto”. Em cenários de trabalho híbrido e remoto, ferramentas como o timesheet podem contribuir para o registro de atividades e o planejamento de tarefas, cabendo a cada organização avaliar as abordagens mais adequadas às suas demandas operacionais.

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