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Inovação catarinense muda o modelo de monetização no rádio
Empresa catarinense transforma a monetização do rádio e impulsiona a sustentabilidade financeira de emissoras no Brasil. Em três meses, ferramentas...
12/08/2025 20h15
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Dino

A startup catarinense Loopert, fundada em 2022, em Joinville, vem se consolidando como uma das principais soluções tecnológicas para viabilizar a sustentabilidade financeira das rádios brasileiras. Criada pelo empresário João Konflanz, com mais de 20 anos de experiência no setor, e pelo especialista em desenvolvimento de software, Lucas Caresia, a startup surgiu da necessidade de adaptar o rádio às novas dinâmicas do mercado publicitário digital. O foco em métricas de audiência e novas formas de monetização, faz com que a Loopert ofereça uma plataforma que conecta emissoras e anunciantes, com o objetivo de transformar a relação entre conteúdo e receita no setor de radiodifusão. 

A plataforma Metrics, carro-chefe da Loopert, tem o propósito de permitir que as emissoras conheçam a fundo o comportamento dos seus ouvintes digitais, com dados como localização, tempo de escuta, recorrência e tipo de dispositivo utilizado. Com base nessas informações, as rádios podem implementar estratégias mais assertivas e rentáveis, incluindo a inserção de anúncios em momentos estratégicos — como o pre-roll (no início da transmissão) e o mid-roll (durante os intervalos comerciais).

“O rádio ainda é um meio extremamente poderoso e confiável, mas precisava de ferramentas que o conectassem à lógica e às oportunidades do digital. Nosso propósito é esse: fortalecer o rádio com inteligência, dados e faturamento”, explica João Konflanz, CEO da Loopert.

Um dos casos mais expressivos da eficácia da solução é o da 89FM Joinville. Primeira emissora a adotar o Metrics, a rádio registrou um aumento de mais de 1000% em seu faturamento digital. O novo modelo de negócio adotado, baseado na venda de pacotes mínimos de inserções digitais, ampliou significativamente o inventário comercial e atraiu novos anunciantes, inclusive de pequeno porte. Ao oferecer valores acessíveis e entregas mensuráveis, a Loopert possibilita a entrada do rádio para um novo perfil de investidor publicitário.

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“O que antes era uma mídia de difícil mensuração digital agora se torna um canal eficiente, com dados em tempo real, relatórios automatizados e novas fontes de receita. E isso muda tudo para uma emissora que quer crescer com segurança e inovação”, complementa Konflanz.

Atualmente, a Loopert atende 120 emissoras em cinco estados e já viabilizou a entrega de mais de dois milhões de inserções digitais através da plataforma Metrics.

O mercado de rádio no Brasil movimentou R$ 1,04 bilhão em publicidade em 2024, segundo o Cenp-Meios, e segue como um dos meios de maior penetração no país, com cerca de 80% da população alcançada semanalmente, de acordo com o Kantar Ibope Media. “As pesquisas mostram hoje que no Brasil, entre 10 e 15% da audiência das emissoras está já no digital. Nos Estados Unidos, esse número já está em 25%, então é uma tendência. Se 80% da população é alcançada pelo rádio, imagina só o tamanho desse mercado”, instiga o CEO da Loopert. E completa: “Com mais de seis mil emissoras legalizadas no Brasil, a maioria delas de pequeno e médio porte, a digitalização ainda representa uma barreira para muitas dessas operações. A atuação da Loopert mira justamente nesse universo, oferecendo uma solução escalável e acessível para monetização no ambiente digital.”

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Com uma atuação que já impacta milhões de ouvintes em todo o país, a Loopert também chama atenção do mercado de tecnologia e investimento. Entre seus apoiadores está o empresário Jardel Cardoso — fundador da Credipago, Versi e Billor — que hoje figura como investidor estratégico da startup.

A Loopert conta também com os experientes empresários Carlo Huinka e Jorge Fernandes. Os dois viram na Loopert uma oportunidade de investimento devido ao potencial de inovação disruptiva que a Startup trouxe para o mercado. "Quando conheci o projeto da Loopert durante um Congresso da Acaert, percebi que havia encontrado um negócio que conseguiria unir uma mídia extremamente tradicional e confiável ao mundo da publicidade digital. Assim, eu não poderia ficar de fora dessa oportunidade e também missão", afirma Fernandes, que também é CEO de outra importante gigante do mercado de tecnologia e comunicação, a YoungTech.

“A presença de um investidor com visão empreendedora e experiência em scale-ups dá ainda mais solidez à nossa operação. Seguimos comprometidos com a evolução do rádio e com a profissionalização do ecossistema como um todo, conectando anunciantes e veículos em uma lógica moderna e sustentável”, afirma João Konflanz. 

A expectativa da Loopert é de que o faturamento dobre até o final de 2025, refletindo o crescimento acelerado da operação. “Iniciamos com mais dúvidas do que certezas, mas o mercado nos mostrou que estamos no caminho certo. As emissoras precisam de inovação, e nós estamos aqui para entregar isso de forma prática e acessível”, ressalta o CEO da startup catarinense.

Com tecnologia própria voltada à geração de novas receitas para veículos de comunicação, a startup catarinense atua no mercado de rádio integrando recursos digitais a modelos tradicionais do setor.

“Com o digital abocanhando quase 40% dos investimentos publicitários no país, o rádio, que ainda representa 4% do bolo, busca alternativas para capturar essa mudança. A Loopert atua justamente nesse ponto de interseção, permitindo que as emissoras operem com a lógica do programático, entregando dados, relatórios e métricas em tempo real”, finaliza João Konflanz.