Região Trânsito
Identificados os motoristas mortos em colisão entre ônibus e caminhão
Argentino que dirigia o ônibus estava há apenas 40 dias na empresa. Tragédia também vitimou caminhoneiro de 59 anos.
01/08/2025 15h08
Por: Marcelo Dargelio
Moisés Neri tinha 30 anos e era o motorista do ônibus - Foto: Corpo de Bombeiros/Especial

Foram identificados como Moisés Neri, de 30 anos, e Osmar Francisco Neves, de 59, os dois motoristas que morreram na colisão entre um ônibus de excursão e um caminhão, na manhã desta sexta-feira (1º), na ERS-122, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. O acidente ocorreu por volta das 5h, no trecho da rodovia que liga o município a Flores da Cunha.

De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), o caminhão Scania R440, com placas de Vacaria, seguia no sentido Caxias do Sul–Flores da Cunha quando, por motivos ainda não esclarecidos, o veículo atingiu a mureta central da pista, atravessou para a contramão e atingiu o o ônibus Scania/Mpolo Paradiso, emplacado em Garibaldi, que retornava de uma excursão a São Paulo. Após o impacto, a carreta tombou, ocupando as duas faixas e parte do canteiro lateral.

O ônibus pertencia à empresa SG Turismo, que semanalmente transporta lojistas da Serra Gaúcha para compras na capital paulista. No momento do acidente, 11 pessoas estavam a bordo, incluindo o motorista. Quatro passageiros ficaram feridos, mas sem risco de vida, e foram levados para hospitais da região. Três deles eram de Bento Gonçalves, seis de Caxias do Sul, um de Farroupilha e outro de Caxias. 

Motorista argentino era recém-contratado e conhecia a rota

A SG Turismo informou que Moisés Neri, condutor do ônibus, era argentino e estava contratado pela empresa há apenas 40 dias. Apesar do pouco tempo de vínculo, ele já conhecia bem a rota. Neri morava em Garibaldi e, segundo familiares, era um profissional dedicado. Ele deixa companheira, dois filhos e um enteado.

Continua após a publicidade

O velório de Neri ocorre nesta sexta-feira (1º), a partir das 18h, na Capela Nossa Senhora do Carmo, em Garibaldi. O sepultamento está previsto para as 15h deste sábado (2), no cemitério municipal.

O outro motorista, Osmar Francisco Neves, de 59 anos, conduzia o caminhão envolvido no acidente. Ele também morreu na hora, segundo os socorristas que atenderam a ocorrência. Neves era natural de Vacaria, cidade onde o caminhão estava registrado.

Trânsito e investigações

Após o impacto, o trânsito na ERS-122 ficou totalmente bloqueado no km 80 durante toda a manhã, com desvios orientados pela Linha 40 e Estrada Velha. Equipes da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Samu e Polícia Civil atuaram no resgate e no controle do tráfego.

Continua após a publicidade

A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as causas do acidente. A principal hipótese é que o caminhão tenha perdido o controle e tombado na curva antes de atingir o ônibus, mas as investigações continuam em andamento.