Educação Formação
Alunos do Senai constroem painéis didáticos em Bento Gonçalves
Jovens da Aprendizagem Industrial criaram kits portáteis de painéis elétricos, ampliando o alcance do ensino técnico na região.
25/07/2025 08h33
Por: Marcelo Dargelio
Os oito painéis didáticos poderão levar conhecimento a outras cidades e empresas da região - Foto: Reprodução/Especial

Uma turma de jovens da modalidade de Aprendizagem de Nível Básico em Eletricista Industrial, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Bento Gonçalves, concluiu na última semana a construção de oito painéis elétricos didáticos. O projeto, no qual os alunos participaram de todas as etapas, resultou em laboratórios elétricos móveis que poderão levar formação técnica profissional a outras cidades e empresas da Serra Gaúcha.

A iniciativa nasceu de uma necessidade prática: muitas localidades não possuem a estrutura de um laboratório completo de elétrica. “A gente pensou ‘por que não podemos adaptar toda essa estrutura em um kit portátil?’”, explica o gerente de operações do Senai Bento Gonçalves, Ricardo dal Piva. “A ideia foi criar uma solução completa e portátil, como uma maleta, que pudesse ser usada em cursos de qualificação profissional em outras cidades ou até mesmo dentro das indústrias na modalidade in company”, detalha.

Para os alunos, a oportunidade de participar de todas as etapas do projeto, desde o planejamento até os testes finais, foi uma experiência transformadora. “Quando a ideia surgiu, todo mundo se animou. Construir um painel elétrico didático é muito legal, porque você aprende muito mais”, conta Felipe Piva, de 17 anos, que concluiu o curso no início do mês de julho. “Saber que isso vai ser utilizado no ensino técnico de outras pessoas é muito gratificante. Montar o painel abre os nossos olhos para como as coisas realmente funcionam”, afirma.

Continua após a publicidade

Os painéis elétricos didáticos são compostos por componentes como controladores lógicos programáveis (CLPs), dispositivos eletrônicos digitais usados na automação industrial para controlar e monitorar máquinas e processos, disjuntores, sensores e muitos outros. Eles simulam o funcionamento de um painel de controle industrial completo, permitindo o aprendizado prático desde o básico de comandos elétricos até a programação de sistemas automatizados. O projeto piloto para o uso dos painéis será realizado no município de Flores da Cunha.

Para Ricardo dal Piva, o maior legado do projeto é o orgulho e a demonstração da capacidade dos jovens. “É muito bacana ver essa gurizada, que entra aqui sem saber o que é um fio ou um alicate, e chega ao final construindo um kit elétrico completo desses. Eles se sentem os melhores, e nós, como equipe, ficamos orgulhosos do resultado que eles alcançaram. É a prova do poder da educação profissional e técnica”, conclui.

 

Continua após a publicidade