A Prefeitura de Bento Gonçalves oficializou nesta sexta-feira (11) a nomeação do empresário Juarez José Piva como novo titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). A mudança marca não apenas a substituição de um nome estratégico, mas também um novo arranjo político dentro da gestão do prefeito Diogo Siqueira (PSDB), com o ingresso de Piva no Progressistas (PP), partido do deputado estadual Guilherme Pasin.
A posse do novo secretário foi prestigiada por integrantes da cúpula do PP, entre elas o próprio deputado Pasin, o presidente da Câmara de Vereadores, Anderson Zanella, o vice-prefeito Amarildo Lucatelli, e Sidgrei Spassini, partido que agora passa a ocupar mais uma cadeira no primeiro escalão da administração municipal.
Piva substitui Davi Da Rold, que deixou o cargo em junho para retornar ao setor privado. Antes de fechar com o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (SIMMME), o prefeito buscou uma aproximação com o Republicanos, partido que continua fora da base de governo. O cargo chegou a ser oferecido ao vereador Volmar Giordani, mas as negociações não avançaram.
Com uma trajetória consolidada no setor industrial, Juarez Piva é graduado em Administração e tem atuação destacada em diversas entidades representativas, como a FIERGS, Movergs, FIMMA Brasil e Fiema Brasil. À frente do SIMMME há 18 anos, Piva é considerado um dos principais articuladores do setor metal-mecânico na Serra Gaúcha e figura histórica do movimento sindical patronal.
Até pouco tempo, Juarez Piva era filiado ao PDT, onde construiu uma longa história de militância, mas oficializou sua saída para se alinhar politicamente ao projeto do PP, em uma costura liderada por Pasin. “Estar à frente do desenvolvimento econômico é um desafio que permite mais uma ação diferente. E, por estar representando Bento Gonçalves e sua população no desenvolvimento, é uma honra e uma responsabilidade”, afirmou o novo secretário, que assume oficialmente a função na segunda-feira, 14 de julho.
A entrada de Piva fortalece a interlocução entre a Prefeitura e o setor produtivo, em especial a indústria moveleira e metalúrgica, pilares da economia local. A expectativa é que sua gestão na SMDE amplie o diálogo com empresários, incentive novas parcerias e impulsione projetos de inovação, atração de investimentos e qualificação da mão de obra.