Rio Grande do Sul Crimes sem fim
Feminicídio no RS: mulher é sequestrada e morta pelo ex-companheiro
Crime ocorreu na noite desta terça-feira, 8, e autor do feminicídio já foi preso pela polícia.
09/07/2025 15h02
Por: Marcelo Dargelio
Sandra Gomes tinha 42 anos e deixa um filho de 20 anos - Foto: Polícia Civil/Especial

Uma mulher de 42 anos foi assassinada pelo ex-companheiro na manhã desta terça-feira (8) no município de Estrela, no Vale do Taquari. A vítima foi identificada como Sandra dos Santos Gomes, e o crime é investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

De acordo com o delegado Márcio Moreno, por volta das 6h, o suspeito — um homem de 41 anos — invadiu a residência da vítima na Rua André Edith Eidelwein, no bairro Imigrantes, armado com uma faca e uma arma de fogo, e a retirou à força do local. A ação foi presenciada por vizinhos e populares. Em seguida, ele colocou Sandra dentro de um GM Corsa Wagon, com o qual percorreu ao menos três municípios: São Leopoldo, Viamão e Porto Alegre.

A denúncia do crime partiu do próprio filho do casal, um jovem de 20 anos. O caso foi inicialmente tratado como sequestro. No entanto, no início da noite, o suspeito foi preso em flagrante em Porto Alegre. Durante depoimento, ele confessou o assassinato da ex-companheira e revelou que havia ocultado o corpo em Estrela.

O corpo de Sandra foi encontrado por policiais em uma lavoura, nas proximidades da ERS-129 (Trans Santa Rita), no bairro Auxiliadora. A vítima apresentava diversas marcas de facadas e estava em uma área de difícil acesso. Após a localização, a perícia técnica foi acionada e o corpo encaminhado ao Departamento Médico Legal (DML) de Lajeado.

Continua após a publicidade

Segundo a delegada Shana Luft Hartz, titular da 19ª Delegacia Regional da Polícia Civil, a principal linha de investigação é que Sandra não tenha saído com vida de Estrela. O homem não aceitava o fim do relacionamento, rompido há cerca de duas semanas. Apesar de haver um histórico de violência doméstica, não existiam registros formais de ocorrência nem medidas protetivas solicitadas pela vítima.

O suspeito foi autuado na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Porto Alegre e teve a prisão preventiva decretada pelo Poder Judiciário. Ele já foi recolhido ao sistema prisional.

Este é o sétimo caso de feminicídio registrado no Rio Grande do Sul em julho e evidencia, mais uma vez, a necessidade de políticas públicas efetivas para prevenção da violência contra a mulher. O ciclo da violência não deve ser ignorado. Denunciar pode salvar vidas.

Continua após a publicidade

O sepultamento de Sandra Gomes ocorreu na tarde desta quarta-feira (9) no Cemitério Municipal de Novo Paraíso, em Estrela, sob forte comoção de familiares, amigos e moradores da cidade.


Como pedir ajuda em casos de violência contra a mulher: