Geral Radical
Bento-gonçalvenses formam a segunda maior delegação no 17º Transcatarina
Moradores da Capital do Vinho participam de um dos maiores eventos do off-road nacional.
08/07/2025 12h06
Por: Marcelo Dargelio
Foto: Marcos Leite/Especial

Com 18 participantes confirmados, Bento Gonçalves integra o topo da lista de cidades com mais representantes no Transcatarina 2025, um dos maiores eventos do off-road nacional. A cidade serrana é superada apenas por Jaraguá do Sul (SC), com 19 inscritos, e supera Chapecó (SC), que conta com 14.

A 17ª edição do Transcatarina teve início nesta terça-feira (8), em Fraiburgo (SC), com concentração no Hotel Renar. O evento reúne cerca de 400 pessoas, vindas de dez estados e 120 municípios brasileiros. A chegada está prevista para o dia 12 de julho, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul, após um percurso de aproximadamente 800 quilômetros.

Ao longo de cinco dias, os veículos vão cruzar cidades como Taió, Rio do Sul, Itaiópolis, Otacílio Costa, Curitibanos, Rio Negrinho, Presidente Getúlio, Indaial, Corupá, entre outras. O trajeto atravessa regiões como o Vale dos Imigrantes e o Vale dos Encantados, com paisagens exuberantes e desafios diversos.

O diretor-geral da SC Racing, Edson João da Costa, destaca que o objetivo do evento vai além da competição. “Queremos fortalecer o turismo off-road em Santa Catarina, promover as belezas naturais, estimular a economia local e abrir novas rotas para os amantes da modalidade. Em 2025, trouxemos diversas cidades novas para o roteiro, o que torna a experiência ainda mais rica”, afirmou.

Continua após a publicidade

A delegação de Bento Gonçalves participa na categoria Passeio Radical 02, representada por: Daniel Grando e Marco Antonio Grando, Alexandre Somensi e Vagner Conci, William Comin, Rodrigo Pegoraro e Eduardo Lazzari, Renan Pastorello, Marcelo Petroli e Jonas Tomasin, Carlos Alberto Gehlen e Francisco Enio Rizzardo, Alexandre Ortolan e Giovani Schuck, André Castilhos e William Mateus Lazzari, Felipe Boch, Vagner Mattiello.

Segundo Diógenes Pegoraro, coordenador da categoria, o percurso inclui travessias de rios, lamaçais, trilhas íngremes e terrenos acidentados. “O 4x4 vai ser colocado à prova. Teremos emoção do início ao fim, com destaque para trechos nas regiões de Caçador, Brunópolis, Braço Trombudo e Fraiburgo”, detalhou.

O evento conta com as categorias Turismo Adventure, Passeio Radical e Expedição, e movimenta setores como hospedagem, gastronomia, combustíveis e serviços automotivos nos municípios do trajeto.

Continua após a publicidade