Um adolescente de 16 anos invadiu, na manhã desta terça-feira (8), a Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, no centro de Estação, no norte do Rio Grande do Sul, e matou uma criança do terceiro ano do ensino fundamental. Outras três pessoas ficaram feridas: duas crianças e uma professora.
O crime ocorreu por volta das 10h, no município de cerca de 6 mil habitantes. Segundo o prefeito Geverson Zimmerman, o jovem entrou na escola alegando que entregaria um currículo. Dentro da unidade, sacou uma faca e lançou bombinhas no chão para assustar os alunos antes de iniciar o ataque.
Duas crianças sofreram ferimentos leves na cabeça. Uma terceira foi atingida no tórax e chegou a ser levada em estado grave para o hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos, vindo a falecer. As vítimas feridas foram levadas ao Hospital São Roque, em Getúlio Vargas, e a professora, ferida durante a ação, foi encaminhada ao Hospital Santa Terezinha, em Erechim.
O agressor, identificado pelas iniciais D.D.C., foi imobilizado por pessoas que passavam em frente à escola. A unidade de ensino atende 152 alunos. As motivações do ataque ainda estão sendo investigadas. A polícia apura se houve planejamento prévio e se o adolescente agiu sozinho. As primeiras informações dão conta de que o adolescente teria problemas psiquiátricos,
Técnicos da Secretaria de Educação e equipes de saúde mental foram enviados para acompanhar os alunos e funcionários da escola.