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IA de voz começa a substituir pré-vendedores em empresas
O departamento de vendas está mudando: empresas começam a usar IA de voz para escalar prospecção, cortar custos e reconfigurar o trabalho.
07/07/2025 12h20 Atualizada há 5 dias
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Dino

Cada vez mais, empresas brasileiras estão apostando na inteligência artificial de voz para automatizar etapas do processo comercial. Em mercados com alto volume de leads, a proposta consiste em escalar o atendimento inicial sem precisar aumentar, na mesma medida, o tamanho da equipe de vendas.

A adoção de inteligência artificial (IA) segue em expansão nas áreas de marketing e vendas. Segundo o Panorama de Marketing e Vendas 2025, pesquisa realizada pela RD Station com mais de 3.800 profissionais em todo o Brasil, 58% das empresas já utilizam IA em suas operações. Entre os principais usos estão a criação de conteúdo, análise de dados, elaboração de pitches e automação de mensagens.

Entre os benefícios mais citados pelas empresas que já adotam IA estão aumento de produtividade (71%) e maior facilidade na criação de conteúdo (72%). Apesar do avanço, 48% ainda estão nos estágios iniciais de implementação, o que indica um cenário de amadurecimento em curso no uso da tecnologia.

Nesse contexto, a aplicação da inteligência artificial de voz tem ganhado espaço como uma das formas de automatizar etapas do processo comercial, especialmente no primeiro contato com leads.

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IA de voz como motor de crescimento

Um dos casos que ilustra essa transformação é a PitchYes, startup brasileira que cria agentes de voz para prospecção ativa. Fundada por Pedro Bovo, a empresa foi destaque no ranking Brazil Companies Founded in the Last Year, da Crunchbase, entre as 10 de maior crescimento no país.

A tecnologia da PitchYes automatiza ligações ativas, faz a triagem dos leads e encaminha os mais qualificados para os vendedores humanos. A solução tem sido adotada por empresas com equipes comerciais enxutas e grande volume de contatos, especialmente em contextos onde o processo de qualificação de leads era realizado exclusivamente por SDRs (Representantes de Desenvolvimento de Vendas).

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Automação reduz custos e acelera resultados

De acordo com o relatório da BCG, intitulado The Future of Sales with AI (O futuro das vendas com IA), a inteligência artificial aplicada ao processo comercial permite refinar abordagens, antecipar oportunidades e aumentar a eficiência na jornada do cliente.

Já a consultoria McKinsey destaca no estudo Driving Impact at Scale from Automation and AI (Gerando impacto em escala com automação e IA) que a IA tem sido um dos principais vetores de crescimento na área de vendas e marketing, com potencial para impulsionar produtividade e reduzir custos operacionais, mesmo em estruturas enxutas. 

Segundo Pedro Bovo, CEO da PitchYes, a automação com inteligência artificial tem permitido às empresas escalar o atendimento comercial de forma mais eficiente. “Com os agentes de voz, conseguimos realizar milhares de ligações por dia de forma padronizada, o que reduz o tempo ocioso entre interações, melhora o aproveitamento da base de contatos e diminui significativamente o custo por atendimento. Isso faz com que empresas que lidam com grandes volumes de leads possam crescer sem precisar aumentar o time na mesma proporção”, explica.

O novo papel dos SDRs: menos repetição, mais estratégia

“A tecnologia não substitui todos os SDRs, mas transforma o papel deles”, afirma Pedro Bovo, CEO da PitchYes. “Tarefas como follow ups, checagem de interesse e agendamentos estão sendo automatizadas, o que abre espaço para que os profissionais de pré-venda atuem de forma mais consultiva”.

O começo de uma mudança mais profunda

O uso de inteligência artificial de voz tem sido aplicado como recurso de automação em processos comerciais. Com o avanço das tecnologias, sistemas inteligentes vêm sendo desenvolvidos para executar tarefas operacionais, com potencial para redirecionar funções humanas a atividades relacionadas à estratégia e relacionamento com clientes.