Três estudantes da rede pública de ensino de Bento Gonçalves foram premiados com a Medalha de Ouro da OBMEP 2024 (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), durante cerimônia realizada no Rio de Janeiro, no Hotel Windsor Oceânico, na última segunda-feira (30). O evento homenageou os 683 melhores alunos de Matemática do país.
Representando o município e o Rio Grande do Sul, os premiados foram Marco Antônio Grando, da EMEM Alfredo Aveline; Pedro Henrique Lorenseti, ex-aluno da EMEF Prof. Agostino Brun e estudante do IFRS; e João Augusto Zortéa, egresso da EMEF Vânia Mincarone e atualmente no Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro.
Além das medalhas de ouro, 15 estudantes da cidade também foram premiados com medalhas de prata e bronze. Professores e escolas públicas receberam destaque em cerimônia anterior, em Porto Alegre, no dia 14 de junho.
O resultado expressivo de Bento Gonçalves é fruto do trabalho da Secretaria Municipal de Educação, que tem ampliado o incentivo ao ensino da Matemática. Sob coordenação do professor Rafael Zanovelo Perin, os alunos são estimulados a desenvolver raciocínio lógico, pensamento analítico e interesse pelas ciências exatas.
A OBMEP é considerada a maior olimpíada estudantil do mundo e tem papel decisivo na valorização de talentos da rede pública, abrindo portas para experiências únicas e formação acadêmica de excelência.
Os estudantes medalhistas contaram sobre a experiência na cerimônia nacional. “Foi incrível. Um dia você está fazendo a prova na sua escola e, no outro, está no Rio de Janeiro conhecendo gente do Brasil inteiro”, disse João Augusto, em sua segunda participação.
Pedro Henrique também celebrou: “Participar da OBMEP faz parte da minha história. É a segunda vez que recebo essa medalha e me senti ainda mais integrado.”
Marco Antônio, veterano com três participações, destacou as oportunidades: “Além das medalhas, temos palestras e fazemos amizades com colegas de todo o país.”
A professora Bruna Stail, da EMEM Alfredo Aveline, e o professor Rafael acompanharam os alunos durante a viagem. A Secretária de Educação, Andreza Peruzzo, celebrou o resultado: “Esses alunos estão entre os melhores do Brasil. A OBMEP reconhece o esforço de professores, estudantes e escolas, e eleva a qualidade da educação pública.”
As despesas com transporte e participação foram custeadas pela Secretaria de Educação e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), organizador do evento.