Entretenimento Televisão
Monte Belo do Sul apresenta sua cultura e tradição para todo o Brasil
Município da Serra Gaúcha estreia a nova temporada do programa “Avisa Lá Que Eu Vou”, da Rede Globo.
02/07/2025 17h49
Por: Marcelo Dargelio

Monte Belo do Sul, com pouco mais de 2,5 mil habitantes, protagoniza nesta quarta-feira, 2 de julho, a estreia da quarta temporada do programa “Avisa Lá Que Eu Vou”, exibido inicialmente no canal GNT e agora em rede nacional pela TV Globo. A atração foi ao ar no dia 17 de junho na TV por assinatura e será exibida em canal aberto a partir das 22h45.

O município recebeu as gravações em março, durante a celebração de seus 33 anos de emancipação e dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. O episódio marcou também a primeira visita do apresentador Paulo Vieira ao Sul do país.

Durante os cerca de 40 minutos de programa, o público conheceu a história, os costumes e a identidade cultural de Monte Belo. A cidade revelou um Brasil rural, enraizado na vitivinicultura, que fala o talian e preserva tradições como a produção de vinho e a gastronomia típica, com destaque para a polenta.

Entre os destaques da gravação esteve o Polentaço, festa bienal na qual uma polenta gigante de 800 quilos é virada em praça pública. O evento foi integrado à celebração dos 33 anos, que também reuniu elementos da Festa de Abertura da Vindima e do Vieni Vivere la Vita Festival. “Foi uma honra participar, um momento muito especial”, disse Nelso Uliana, responsável pela preparação da polenta.

Continua após a publicidade

Outro personagem do programa foi Genei Marcos Stasczak, conhecido como Nei, um dos últimos artesãos da região a fabricar pipas de vinho. Além de entrevistado, ele hospedou a equipe da Globo em sua propriedade, onde os quartos ficam dentro de pipas de madeira. “Foi uma experiência fantástica. Mas mais ainda para o município. Divulgar Monte Belo é o mais importante”, avaliou.

A programação incluiu ainda apresentações artísticas e entrevistas com moradores. A professora de dança Maiane De Mozzi conduziu o apresentador em passos da tradicional ‘vinchia romagnola’, ensinada no grupo Ballo D’Italia, com 32 anos de história. “Foi tudo muito natural, gravamos no pátio de uma casa. A edição ficou ótima”, disse.

Vieira também participou da tradicional pisa da uva, conheceu esculturas feitas com polenta e conversou com moradores como Anete Pasquali, Marcos Ceccon, Linara Bessega Segalin, Rinelda Barbieri e integrantes do grupo cultural-folclórico Vicentino.

Continua após a publicidade

Com a exibição nacional, a expectativa da população é de que a cidade ganhe visibilidade e atraia mais visitantes interessados em conhecer a herança deixada pelos imigrantes italianos. “É uma repercussão gigante”, resumiu Nei.