Geral Segurança Pública
RS Seguro é finalista do Prêmio Excelência em Competitividade
O programa RS Seguro, por meio da plataforma de Gestão Estatística em Segurança Pública (Geseg), do Rio Grande do Sul, está entre as seis políticas...
01/07/2025 20h51
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS

O programa RS Seguro, por meio da plataforma de Gestão Estatística em Segurança Pública (Geseg), do Rio Grande do Sul, está entre as seis políticas públicas finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade 2025, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O reconhecimento ocorre em meio a 334 iniciativas avaliadas, e a decisão sobre as três vencedoras será anunciada em 27 de agosto, quando for divulgado o Ranking de Competitividade dos Estados 2025.

“O Geseg é uma ferramenta essencial para embasar decisões com dados, ciência e inteligência. Foi a partir dessa plataforma que conseguimos direcionar recursos e estratégias com foco em resultados, o que nos permitiu atingir, por exemplo, os menores índices de criminalidade da nossa história”, ressalta o governador Eduardo Leite. “O reconhecimento reforça que segurança pública se faz com integração, gestão eficiente e responsabilidade com a vida das pessoas.”

O Prêmio Excelência em Competitividade, criado em 2015 pelo CLP, visa identificar e divulgar políticas estaduais que impactam positivamente os indicadores do Ranking de Competitividade dos Estados: são reconhecidos programas inovadores (mensurados por indicadores) replicáveis e sustentáveis.

(Clique na imagem para ampliar)

Sobre o programa

Continua após a publicidade

O RS Seguro, lançado em 2019, é um programa estruturante de segurança pública que articula integração entre forças policiais, uso de inteligência, ações sociais preventivas, modernização do sistema prisional e, especialmente, gestão orientada por dados por meio do Geseg.

A plataforma analise estatísticas dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, com foco territorial nos 23 que concentram os maiores indicadores, em processo de governança com reuniões periódicas que vão desde o nível intramunicipal até a alta gestão. O encontro mensal é liderado diretamente pelo governador.

Em seis anos, o programa colaborou para que o Estado alcançasse os mais baixos índices de criminalidade da série histórica iniciada em 2010, com destaque para a união de ciência de dados e governança colaborativa. Essa abordagem integrada, com reuniões mensais em diferentes níveis e priorização de municípios com maiores vulnerabilidades, tem impactado índices como homicídios, roubos e violência doméstica.

Continua após a publicidade

Texto: Carlos Ismael Moreira/Secom
Edição: Secom