Geral Fazenda
Receita Estadual publica pontuação definitiva dos municípios no Programa de Integração Tributária
A Receita Estadual (RE) disponibilizou a pontuação definitiva relativa ao segundo semestre de 2024 dos municípios que participam do Programa de Int...
13/06/2025 14h15
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS

A Receita Estadual (RE) disponibilizou a pontuação definitiva relativa ao segundo semestre de 2024 dos municípios que participam do Programa de Integração Tributária (PIT). O programa incentiva ações de interesse mútuo entre Estado e municípios no crescimento da arrecadação do ICMS, repercutindo nos repasses dos recursos às prefeituras. A Portaria Sefaz 035/2025 foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Referente ao desempenho dos municípios, somando os cinco grupos de ações do PIT, 142 melhoraram o resultado, 52 registraram queda e 303 permaneceram estáveis (com variações de no máximo cinco pontos) em comparação com o primeiro semestre de 2024. Com isso, o total de pontos alcançados pelos municípios no segundo semestre foi de 28.585, número cerca de 5% acima do primeiro (27.280 pontos).

A pontuação de cada localidade pode ser verificada na página do PIT no site da RE, assim como a evolução perante os períodos anteriores. Entre os destaques estão 13 municípios que obtiveram pontuação máxima no segundo semestre: Alto Feliz, Brochier, Caibaté, Miraguaí, Nova Candelária, Planalto, Sant'Ana do Livramento, Santa Vitória do Palmar, Santiago, Santo Antônio do Planalto, São Borja, São José do Norte, Três Arroios.

Continua após a publicidade

Também estão disponíveis para consulta os pareceres de avaliação dos recursos administrativos, que puderam ser apresentados pelas localidades a partir da publicação provisória do PIT, realizada em abril de 2025. O procedimento de prestação de contas foi feito novamente de forma totalmente digital, por meio da ferramenta Protocolo Eletrônico, disponibilizada pela RE para o envio da documentação de comprovação das ações.

Sobre o PIT

A adesão voluntária dos municípios ao PIT é feita por meio de convênio entre o Estado e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O programa conta, desde julho de 2023, com a participação de 100% das prefeituras do Rio Grande do Sul.

Continua após a publicidade

A pontuação no PIT corresponde a um percentual do Índice de Participação dos Municípios (IPM), que é o indicador utilizado para determinar a quota-parte de cada uma das cidades sobre as receitas do ICMS.

A pontuação semestral é de até 100 pontos, que estão distribuídos em cinco grupos de ações:

Texto: Ascom Sefaz
Edição: Secom