Meio Ambiente Meio ambiente
Na Alemanha, Governo do RS participa de reunião com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura
O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), estará representado em importantes eventos interna...
12/06/2025 16h00
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS

O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), estará representado em importantes eventos internacionais nos próximos dias. Em Bonn, na Alemanha, o Estado participará da Conferência de Bonn sobre Mudanças Climáticas, evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) que reúne lideranças mundiais.

A titular da Sema, Marjorie Kauffmann, participará de uma série de reuniões e de alinhamentos que serão realizados entre 16 e 22 de junho. Uma das agendas mais aguardadas é a reunião com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). O Estado apresentará suas estratégias para promover uma agricultura de baixo carbono e destacará as parcerias firmadas com instituições gaúchas de pesquisa.

“A reunião com a FAO será uma continuidade do encontro realizado na Conferência do Clima de Baku (COP29). São articulações importantes que ocorrem de forma contínua com instituições internacionais, colocando o Estado em posição de destaque nas ações de mitigação, adaptação e resiliência climática. Bonn será uma grande oportunidade para demonstrar as boas práticas realizadas pelo Governo do RS visando à neutralidade da emissão de carbono, em alinhamento com os compromissos assumidos pelo Brasil no âmbito do Acordo de Paris”, destaca Marjorie.

Continua após a publicidade

Outra reunião relevante prevista será com o secretário-executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), Simon Stiell. Marjorie apresentará as demandas dos governos subnacionais à mais alta instância técnica da UNFCCC. O ProClima 2050 estará em destaque nas agendas. Alinhado ao Plano Rio Grande, o programa engloba as estratégias do Estado para mitigação, adaptação e resiliência em face das mudanças climáticas, bem como para a redução da emissão de gases do efeito estufa e a busca da neutralidade das emissões de carbono para a atmosfera.

A conferência integra as agendas preparatórias para a Conferência do Clima da ONU, que será realizada em novembro, no Brasil (COP30).

Brasil no Reino Unido

Continua após a publicidade

Antes das agendas da Conferência de Bonn sobre Mudanças Climáticas, Marjorie participará da 10ª edição do Brazil Forum UK. O evento será realizado entre os dias 14 e 15 de junho na Universidade de Oxford, no Reino Unido. A convite do governo brasileiro, ela irá integrar o painel "Cidades Resilientes e Inclusivas – Desafios e Caminhos para Infraestruturas Sustentáveis", apresentando os detalhes do Plano Rio Grande, a importância da governança federativa e da atuação subnacional na construção de políticas climáticas que envolvam todos os entes federativos. O painel também contará com a presença de representantes do Ministério das Cidades, da Google e da Central Única das Favelas.

Transição energética

As agendas internacionais seguirão entre os dias 23 e 26 de junho de 2025. A coordenadora do Clima da Sema, Daniela Lara, representará o Rio Grande do Sul em Konin, na Polônia, em evento que terá como objetivo promover o intercâmbio de experiências sobre transição energética justa. A programação inclui painéis técnicos, debates sobre financiamento e inovação, estudos de caso e articulações para a COP30. A iniciativa reúne delegações da China, do Brasil, da Indonésia, da África do Sul e da Polônia, com o objetivo de promover a cooperação internacional em torno da transição energética justa.

Texto: Vanessa Trindade/Ascom Sema
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom