Geral Empreendedorismo
Miniempresas de estudantes vão vender produtos na 33ª ExpoBento
Mais de 170 alunos participaram da iniciativa, que tem como foco o estímulo à educação empreendedora.
11/06/2025 16h49
Por: Marcelo Dargelio
Alunos da Escola Bom Retiro criaram a miniempresa Smile Bag - Foto: Angela Peron/Especial

A 33ª ExpoBento e a 20ª Fenavinho serão palco da última etapa do projeto Miniempresa, desenvolvido pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) em parceria com a Junior Achievement. Entre os dias 12 e 22 de junho, os visitantes da feira poderão conhecer e adquirir os produtos criados por estudantes do ensino médio de nove escolas da cidade.

Mais de 170 alunos participaram da iniciativa, que tem como foco o estímulo à educação empreendedora. Ao longo de três meses, eles foram desafiados a criar uma empresa do zero, passando por todas as etapas do processo produtivo. O aprendizado incluiu temas como pesquisa de mercado, precificação, cálculo de lucro e a organização de setores como Produção, Marketing, Recursos Humanos e Finanças.

As atividades ocorreram no contraturno escolar, com orientação de profissionais voluntários do setor empresarial, os chamados advisors. Eles compartilharam experiências reais e aproximaram os alunos da rotina do mundo dos negócios.

O projeto Miniempresa é promovido globalmente pela Junior Achievement, organização sem fins lucrativos com foco na formação de jovens empreendedores. Os participantes locais ainda poderão concorrer em etapas estaduais, nacionais e internacionais, com chance de chegar a uma competição mundial.

Continua após a publicidade

Produtos das miniempresas da ExpoBento

Abaixo, os produtos que serão comercializados pelas miniempresas participantes:

Com essa vitrine na ExpoBento, os jovens empreendedores não apenas colocam seus produtos no mercado, mas também desenvolvem habilidades essenciais para o futuro. A iniciativa destaca a importância da formação prática em empreendedorismo como ferramenta de transformação social.