A história da Fenavinho, festa que transformou Bento Gonçalves na capital brasileira do vinho, ganha registro inédito em livro. A obra “Fenavinho – Mais do que uma festa”, escrita por Fabiano Mazzotti e Itacyr Giacomello, será lançada em 16 de junho, às 17h, no Parque de Eventos, durante a programação da 20ª Fenavinho e 33ª ExpoBento.
Com 368 páginas e mais de 500 fotos, o livro apresenta uma linha do tempo da festa, desde sua criação, em 1967, até 2024. São cinco blocos temáticos que recuperam as edições históricas da Fenavinho, abordando seus impactos culturais, econômicos e sociais.
A publicação traça um panorama das transformações promovidas pela festa: da visita do presidente Castelo Branco, que impulsionou a construção da BR-470, à criação do próprio parque de eventos. Também documenta a icônica tradição do vinho encanado, inspirado em recepções da antiga vinícola Dreher, e que foi oferecido gratuitamente nas primeiras edições, ganhando repercussão nacional.
O livro reúne material colhido ao longo de dois anos e meio de pesquisa, com entrevistas de mais de 100 pessoas, entre ex-presidentes da festa, membros das diretorias e soberanas. O conteúdo também inclui fotos inéditas obtidas em acervos do Arquivo Nacional, Museu de Comunicação Social, Museu do Imigrante e jornais como Zero Hora, Pioneiro e Correio do Povo.
Um diferencial é a presença de quase 60 QR Codes que direcionam o leitor a vídeos e áudios históricos, como as visitas dos presidentes Ernesto Geisel, em 1975, e João Figueiredo, em 1980. No dia do lançamento, um vídeo com imagens raras da primeira edição será publicado no YouTube.
Com financiamento da Lei Rouanet, a tiragem inicial é de 2 mil exemplares. Os primeiros 200 serão vendidos por R$ 50. Após esse lote, o preço será de R$ 130. O livro estará disponível em livrarias locais (APP, Aquarela, Paparazzi e Dom Quixote) e, a partir de 17 de junho, no site www.loja.fabifoto.com.br.
SERVIÇO
O quê: Lançamento do livro “Fenavinho – Mais do que uma festa”, de Fabiano Mazzotti e Itacyr Giacomello
Quando: 16 de junho (segunda-feira), às 17h
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves
Quanto: Entrada gratuita