Economia Negócios
Alta de carros elétricos exige proteção e infraestrutura
O ano de 2024 registrou o maior volume de vendas de veículos elétricos no Brasil, com 177.358 unidades eletrificadas leves emplacadas, de acordo co...
23/05/2025 16h37
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Dino

O ano de 2024 registrou o maior volume de vendas de veículos elétricos no Brasil, com 177.358 unidades eletrificadas leves emplacadas, de acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). Esse número representa um crescimento de 89% em relação aos 93.927 registros contabilizados em 2023. Para 2025, a entidade projeta um crescimento adicional de 40% no setor.

A transição para tecnologias de transporte baseadas em eletrificação tem sido adotada como alternativa à frota movida a combustão, com foco na redução de emissões. Essa transformação envolve adequações estruturais, investimentos em infraestrutura e mudanças de comportamento por parte de usuários e instituições. 

Um dos principais pontos de atenção continua sendo a infraestrutura de recarga. Em 2024, o Brasil alcançou a marca de 12 mil pontos de recarga públicos. Para 2025, a expectativa é a instalação de aproximadamente 2.500 novas estações.

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Fontes do setor indicam a necessidade de medidas adicionais para garantir a confiabilidade das instalações elétricas, considerando o aumento da demanda por recarga veicular e os riscos associados a surtos elétricos e descargas atmosféricas.

Segundo os dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/ELAT), a incidência de raios aumentou 61% no país, registrando 148 milhões de raios em 2024, o que coloca o país entre os de maior incidência mundial. Essas ocorrências podem causar oscilações na rede elétrica, afetando equipamentos conectados, incluindo carregadores veiculares e veículos.

Nesse contexto, soluções específicas de proteção elétrica, como os quadros de proteção com DPS da linha CLAMPER Mobi, têm sido utilizados para reduzir o impacto que diversos problemas presentes na instalação elétrica podem causar. Os dispositivos integram elementos como disjuntor, Interruptor Diferencial Residual (IDR) e Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS), além de funcionalidades como medição de consumo de energia.

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De acordo com Diogo Xavier, coordenador de produtos da CLAMPER, "a proteção adequada para estações de recarga veicular envolve não apenas o controle de surtos elétricos, mas também a segurança do usuário e a durabilidade da instalação. Os sistemas que integram disjuntores e IDR ampliam a cobertura da proteção elétrica, especialmente em ambientes com vagas compartilhadas".

Além da proteção física, as soluções com tecnologia embarcada para gerenciamento remoto têm sido aplicadas em cenários de vagas coletivas. O CLAMPER Mobi Plug Smart, por exemplo, permite a divisão de consumo por usuário, acesso individual via aplicativo e a função de balanceamento automático de recarga, que distribui a energia de forma alternada conforme as configurações definidas pelo administrador ou síndico.

Com a ampliação gradual da frota eletrificada, "espera-se impactos sobre diferentes áreas, como geração de emprego, investimentos em tecnologia, adaptação da matriz elétrica e incentivos voltados à mobilidade urbana. O uso de veículos elétricos pode contribuir com a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) e estimular o consumo de fontes de energia que são consideradas renováveis, como a geração de energia fotovoltaica", pontua Xavier.