Agricultura Agricultura
Governo esclarece o que é verdadeiro e falso sobre a gripe aviária
Buscando combater a veiculação e o compartilhamento de informações falsas nas redes sociais e em aplicativos de mensagens, o governo do Estado, por...
22/05/2025 16h15
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS

Buscando combater a veiculação e o compartilhamento de informações falsas nas redes sociais e em aplicativos de mensagens, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), esclarece o que é verdadeiro e o que é falso sobre a gripe aviária , com base em dados oficiais e científicos.

O objetivo foca, também, em evitar uma prática que pode trazer consequências graves à sociedade, causando confusão e prejudicando a vida das pessoas. Compartilhar notícias falsas sobre a gripe aviária, além de gerar pânico injustificado, tende a prejudicar produtores, afetar a economia e comprometer a confiança em medidas sanitárias essenciais.

Principais dúvidas:

Sobre a gripe aviária

Continua após a publicidade

É uma doença viral que afeta principalmente aves, além de poder infectar mamíferos, inclusive o ser humano. A transmissão acontece pelo contato com aves doentes e também por meio da água e de materiais contaminados.

Todas as suspeitas da doença, que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em animais, devem ser notificadas imediatamente à Seapi, por meio da Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária, pelo sistema e-Sisbravet ou pelo WhatsApp (51) 98445-2033.

Texto: Elstor Hanzen/Ascom Seapi
Edição: Secom

Continua após a publicidade