O governador Eduardo Leite participou, na noite de quarta-feira (21/5), do painel Lide Santa Catarina, em Florianópolis, que teve como tema “Desenvolvimento Sustentável: Oportunidades e Desafios para a Região Sul e o Futuro do Brasil”. Em sua apresentação, Leite falou sobre a jornada do Rio Grande do Sul ao longo dos últimos seis anos, abordando as reformas estruturais que viabilizaram o ajuste das contas e a recuperação da capacidade de investimento do Estado, assim como as parcerias com o setor privado.
“Com essas reformas, alcançamos a redução do déficit previdenciário e da despesa de pessoal. Decolamos na capacidade de investimento com recursos do Estado em todas as áreas e lideramos uma agenda de parceria com o setor privado que já reúne R$ 46 bilhões em investimentos projetados nas privatizações e concessões concluídas”, enfatizou.
Durante a palestra, Leite também compartilhou a experiência com os desafios climáticos enfrentados e sobre o Plano Rio Grande para recuperação e resiliência após a maior catástrofe climática da história doEstado, com as enchentes do ano passado.
“A retomada já está acontecendo, com crescimento do PIB e do emprego. Mas para a construção de um Estado mais resiliente é preciso uma jornada maior, mais complexa e que exige muita responsabilidade, assim como observado em todos os locais que sofreram com grandes desastres. E o Plano Rio Grande é o norte desta caminhada, estruturado em seis eixos que vão desde o diagnóstico para identificar fragilidades até a preparação para a aceleração e eficiência da capacidade de resposta em eventos futuros”, explicou.
O Plano Rio Grande é um programa de Estado liderado pelo governador para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
Leite ressaltou que já foram investidos R$ 7,3 bilhões na reconstrução e destacou o Plano Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável voltado à construção do Rio Grande do futuro.
Após o painel, o governador recebeu, em nome do povo gaúcho, uma homenagem do Lide Santa Catarina reconhecendo o empreendedorismo, a resiliência e a capacidade de superação do Rio Grande do Sul. A placa continha a frase “Quando os ventos de mudança sopram, alguns levantam barreiras, outros constroem moinhos de vento”.
Leite agradeceu a homenagem em nome dos gaúchos, assim como todo o apoio recebido de Santa Catarina e de todo o país durante o período das enchentes. O governador também destacou a importância da articulação entre a região Sul na defesa dos interesses dos seus estados. “Podemos contribuir ainda mais com o país se tivermos os apoios necessários e devemos buscá-los juntos diante da União.”
Estiveram presentes no encontro o presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, e o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos. O evento foi uma iniciativa do Lide Santa Catarina com o objetivo de fomentar o diálogo entre os setores público e privado, impulsionando o desenvolvimento sustentável e de longo prazo para a região Sul e para o Brasil.Cerca de180 empresários, líderes institucionais e formadores de opinião do mercado catarinense participaram do encontro.
Texto: Thamiris Mondin/Secom RS
Edição: Secom