Saúde Saúde pública
Campanha de vacinação contra HPV é reforçada em Bento Gonçalves
Objetivo é vacinar jovens de 15 a 19 anos em unidades de saúde que ainda não receberam nenhuma dose do imunizante.
22/05/2025 07h39 Atualizada há 8 horas
Por: Marcelo Dargelio

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Bento Gonçalves está intensificando a vacinação contra o HPV com uma ação de resgate voltada a jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose do imunizante. A campanha segue até o dia 31 de julho em unidades de saúde do município, com exceção das unidades Cohab, Barracão, Progresso e do interior.

O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus altamente transmissível, geralmente por contato sexual, que pode causar verrugas genitais e, a longo prazo, levar ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer. Entre os mais comuns estão o câncer de colo do útero, câncer de pênis, ânus, vulva, além de tumores na boca e garganta.

A vacina contra o HPV é a forma mais eficaz de prevenir essas doenças. De acordo com o Ministério da Saúde, uma única dose do imunizante já garante proteção ao longo da vida. Menores de idade devem estar acompanhados de pai, mãe ou responsável legal para receber a vacina. “A ação de resgate visa sensibilizar pais, filhos e jovens para a proteção contra doenças que podem comprometer a saúde no futuro. A vacina contra HPV é segura, eficaz e representa um investimento para a vida”, destaca Daiane Cristina Orio, coordenadora do Setor de Imunizações da SMS.

Além da vacinação nas unidades, uma campanha especial será realizada no dia 7 de junho, das 9h às 13h, na Via Del Vino, com aplicação de doses contra o HPV e a Influenza.

Continua após a publicidade