O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) notificou nesta terça-feira (13) cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas que podem ter sido vítimas de descontos indevidos em seus benefícios. A comunicação foi feita exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS.
A medida busca combater fraudes em cobranças feitas por entidades associativas sem a autorização dos segurados. A partir desta quarta-feira (14), os beneficiários deverão informar se reconhecem os descontos realizados nos últimos anos. Em caso negativo, poderão solicitar o reembolso dos valores.
Segundo o INSS, não haverá contato por telefone, SMS ou e-mail. A única mensagem oficial aparece no aplicativo e diz: “Aviso importante para você. Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.”
A central de atendimento 135 está disponível para esclarecimentos, de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Mesmo quem não teve descontos irregulares recebeu notificação. Nesse caso, a mensagem é: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício! O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício!"
Como checar se houve desconto não autorizado
Para verificar se foi vítima da fraude, o segurado deve seguir os passos abaixo:
O aplicativo também permite o acesso a outros serviços, como consulta de extratos, agendamento de perícias e informações sobre pagamentos.
O INSS reforça que o uso do aplicativo é seguro e dispensa a necessidade de comparecimento presencial às agências.