Política Luto na política
Morre em Porto Alegre o ex-deputado estadual Berfran Rosado, aos 65 anos
Ele estava internado há mais de um mês no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, e morreu em decorrência de uma infecção generalizada.
22/04/2025 16h13
Por: Marcelo Dargelio
Berfran Rosado deixa enlutados a esposa Soraia e dois filhos - Foto: Reprodução/Especial

Faleceu nesta terça-feira (22), aos 65 anos, o ex-deputado estadual Berfran Rosado (Cidadania). Ele estava internado há mais de um mês no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, e morreu em decorrência de uma infecção generalizada. A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul suspendeu a sessão plenária do dia em sinal de luto.

Berfran sentiu-se mal durante uma viagem a Brasília, onde relatou dor e inchaço no pescoço. Retornou à capital gaúcha e foi levado ao hospital pela esposa, Soraia Rosado. Durante a espera por um diagnóstico, desenvolveu um quadro de infecção intestinal, que acabou comprometendo outros órgãos. Na última semana, o estado de saúde evoluiu de grave para crítico, segundo informou a família.

Trajetória política

Formado em engenharia civil, Berfran Rosado teve papel relevante no cenário político gaúcho, especialmente durante o governo de Antônio Britto (1995–1998), onde ocupou postos de influência. Foi eleito deputado estadual em 1998, e reeleito em 2002 e 2006. Em 2009, assumiu a Secretaria do Meio Ambiente no governo de Yeda Crusius.

Continua após a publicidade

No entanto, sua carreira política sofreu um abalo em 2013, quando se tornou um dos alvos da Operação Concutare, da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. A ação investigava irregularidades no licenciamento ambiental no Rio Grande do Sul e resultou na prisão de 17 pessoas. À época, Berfran era sócio do Instituto Biosenso, que atuava como consultoria em projetos ambientais.

Velório e despedida

Atendendo a um pedido da família, o corpo de Berfran Rosado não será velado no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, como é tradicional em casos de ex-parlamentares. O velório acontece ainda nesta terça-feira, das 18h às 21h, no Crematório Metropolitano de Porto Alegre.