Um homem de 40 anos morreu na manhã desta segunda-feira, 14, após um acidente de trabalho em uma obra de ampliação de um pavilhão industrial às margens da ERS-122, entre Farroupilha e Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. A vítima foi identificada como Tarcisio de Souza Pacheco, natural de Joinville (SC) e funcionário de uma prestadora de serviços catarinense.
Segundo informações da Polícia Civil e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Tarcisio operava sozinho uma Plataforma de Trabalho Aéreo (PTA) no momento do acidente. Ele estava dentro do cesto do equipamento realizando a elevação, quando foi imprensado contra uma viga metálica da estrutura do prédio. — Ele mesmo operava a plataforma. O que não conseguimos identificar ainda é por que o equipamento não parou na altura desejada. O corpo ficou pressionado. Só depois, outra pessoa percebeu a situação, conseguiu desligar e baixar a máquina — explicou Vanius Corte, gerente do MTE em Caxias do Sul, que esteve no local da ocorrência.
As circunstâncias exatas do acidente estão sendo investigadas pelo Ministério do Trabalho e pela Polícia Civil, que apuram se houve falha humana, técnica ou de segurança. O local da obra foi isolado para perícia.
Tarcisio deixa esposa, pai e dois irmãos. O velório ocorre na Capela Municipal de Dois Irmãos e o sepultamento está marcado para as 14h30 desta terça-feira, 15, no cemitério municipal da mesma cidade.
A morte de Tarcisio chama a atenção para os riscos em atividades industriais e reforça a importância da fiscalização e do cumprimento rigoroso das normas de segurança do trabalho, sobretudo em operações com equipamentos automatizados ou com acesso em altura.