Dois homens morreram na noite deste domingo, 13, após confronto com a Brigada Militar em Guaporé, na Serra Gaúcha. A ação, que contou com a participação do 4º Batalhão de Polícia de Choque (4º BPChq) e do 3º Regimento de Polícia Montada, tinha como objetivo combater crimes violentos e impedir um possível homicídio na região.
A operação foi desencadeada após denúncias anônimas indicarem que um crime poderia ocorrer no bairro Nossa Senhora da Saúde. Com base nas informações, o patrulhamento tático foi reforçado no local. Durante a ronda, os policiais ouviram disparos e se deslocaram imediatamente para a área indicada.
No local, os agentes foram recebidos a tiros por criminosos, que tentaram fugir em um veículo Volkswagen Polo. Houve perseguição até que o carro foi abandonado na rua Nabuco de Araújo, próximo a um milharal dentro do perímetro urbano. Na tentativa de escapar, os suspeitos correram em direção à plantação, quando houve novo confronto armado com as forças de segurança.
Durante a troca de tiros, dois homens foram atingidos. Eles chegaram a ser socorridos pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiram aos ferimentos. Com os suspeitos, a polícia apreendeu duas pistolas calibre 9mm – uma Bersa e uma Emtan FX19, esta última com seletor de rajadas e numeração suprimida. Também foram encontrados três carregadores, um deles com capacidade para 31 munições, além de dez munições intactas e uma cápsula deflagrada, ambas calibre 9mm.
O veículo utilizado pelos criminosos foi recolhido e também será periciado. Nenhum policial ficou ferido durante a operação. Até o momento, os dois homens não foram identificados. A ocorrência está sendo apurada pela Polícia Civil, com apoio do Instituto-Geral de Perícias (IGP).
Após o confronto com os criminosos, os policiais seguiram até um imóvel, que seria um provável ponto de tráfico de drogas em Guaporé. Durante a abordagem, dois adolescentes infratores, já com antecedentes por tráfico de entorpecentes, foram apreendidos no local. No interior do imóvel, os policiais localizaram 14 porções de maconha, totalizando 672,9 gramas, nove comprimidos de ecstasy, R$ 144,00 em dinheiro, uma balança de precisão, um telefone celular e diversas embalagens plásticas tipo Zip Lock, comumente utilizadas para o fracionamento e comercialização de drogas.
Diante da situação de flagrante, os adolescentes foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Marau para o devido registro do ato infracional.