×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVariedadesEleiçõesBrasil

Dicas para proteger seus olhos na frente do computador

Atitudes simples podem ajudar na saúde dos seus olhos e diminuir o efeito de olhos ressecados. Confira.

10/05/2020 10:33

Um estudo feito no Japão mostrou que ficar muitas horas em frente ao computador diminui os níveis da proteína MUC5AC, que ajuda a manter a umidade dos olhos. A pesquisa foi feita com funcionários de escritórios, e seus resultados parecidos com o de pessoas que sofrem da síndrome de disfunção lacrimal (ou olho seco). A conclusão: o nível médio da proteína MUC5AC em quem fica mais de sete horas encarando o monitor é bem menor do que daqueles que ficam menos de cinco horas diárias.

Por isso, os olhos ficam ressecados. Para diminuir os efeitos, além de tentar passar menos horas em frente ao computador, você pode lançar mão destas cinco dicas para minimizar os danos:

Use colírio

Se o problema é falta de umidade, colírios indicados por um especialista podem ajudar.

Pisque

Piscamos sem nos dar conta, mas se prestarmos atenção, quando se está concentrado em frente à tela a frequência diminui, assim como a lubrificação dos olhos. Portanto, pisque mais para lubrificar os olhos.

Fuja do ar condicionado

Você já deve ter percebido sua pele e mucosas ressecadas quando há exposição contínua ao ar condicionado, seja num mesmo dia ou em vários dias seguidos. Se não tiver como fugir do bichinho, um potinho com água por perto ou um umidificador podem ser bons alidados.

Ajuste a tela do computador

A ideia é que o ângulo faça com que os olhos não precisem ficar muito arregalados, pois quanto mais abertos, mais facilmente as lágrimas evaporam.

Tome um cafezinho

Uma água, um suco, ou simplesmente saia da frente da tela pra dar um tempinho e lubrificar a mucosa.

Importante: Sempre que sentir desconforto ou alguma alteração na sua visão fale com um oftalmologista de sua confiança.





Fotos: Divulgação - Fonte: Revista Galileu