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Dois cursos do IFRS Bento recebem conceitos 5 e 4 em avaliação do Ministério da Educação

A avaliação é a última fase do processo de reconhecimento de um curso de graduação e ocorre quando um novo curso integraliza entre 50% e 75% da matriz curricular. A realização é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do MEC.

07/09/2022 às 14h58 Atualizada em 07/09/2022 às 16h41
Por: Renata Oliveira Fonte: IFRS Bento
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Esse reconhecimento é uma condição para a validade nacional dos diplomas emitidos pela instituição. Crédito: Divulgação
Esse reconhecimento é uma condição para a validade nacional dos diplomas emitidos pela instituição. Crédito: Divulgação

Dois cursos do Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) passaram por avaliação do Ministério da Educação (MEC) para reconhecimento no mês de agosto de 2022. O Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa conquistou o conceito máximo (5) e o Bacharelado em Agronomia obteve o conceito “muito bom” (4).

A avaliação é a última fase do processo de reconhecimento de um curso de graduação e ocorre quando um novo curso integraliza entre 50% e 75% da matriz curricular. A realização é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do MEC. O objetivo é identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial se as condições relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica estão de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso. Esse reconhecimento é uma condição para a validade nacional dos diplomas emitidos pela instituição.

Uma comissão de especialistas da área de conhecimento do curso em avaliação faz uma visita in loco, quando verifica evidências a respeito das informações constantes do processo de solicitação de reconhecimento encaminhado pela instituição. Os avaliadores usam como base o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação. Pela primeira vez para o Campus Bento Gonçalves do IFRS, essa avaliação in loco ocorreu de forma virtual. Foram realizadas reuniões on-line com dirigentes, docentes, técnicos, Comissão Própria de Avaliação e estudantes. E ocorreram ainda visitas ao vivo, com geolocalização, quando o coordenador de cada curso pôde mostrar salas de aula, acessibilidade, laboratórios, biblioteca, entre outras instalações físicas.

O Coordenador do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, professor Kleber Eckert, considera que o resultado positivo da avaliação foi decorrente da seriedade e da qualidade do trabalho de discentes e servidores docentes e técnico-administrativos. Ressalta, também, que há muitas possibilidades de participação em projetos de pesquisa e de extensão, além do estímulo constante para que discentes apresentem e publiquem seus trabalhos acadêmicos. Outro fator destacado por ele é a biblioteca do Campus, que conta com muitas obras das áreas de linguística/língua portuguesa, de literatura e de educação/humanidades.

O professor Marcus André Kurtz Almança estava coordenando o Bacharelado em Agronomia no período da avaliação e também destaca “o empenho e seriedade dos servidores e estudantes para o desempenho obtido na avaliação, demonstrando que o curso está atendendo as demandas do setor agrícola”. O processo de avaliação é sempre muito importante para ajustes necessários e crescimento do curso, servindo como documento norteador para qualquer processo de reformulação, conclui o docente.

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